Mídia

Mídia
Artigos

Próxima seção

TAG Research - BTG Global Managers Conference - Dia 1 - Uma conversa sobre a evolução da indústria de gestão de ativos, no Brasil e no mundo

BTG Global Managers Conference - Global Outlook

São Paulo, 21 de julho de 2020.

 

Call com Robert Higginbotham, CEO da T. Rowe Price, Cliff Asness, Co-fundador da AQR Capital, e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual. Tema do painel é “Global Outlook: Moving to a new normal global economy”.

 

·           Como que vocês enxergam a evolução da indústria de gestão de ativos?

- Robert | Visão bastante bullish para o longo prazo, apoiado nas necessidades das pessoas em poupar e investir visando suas aposentadorias, e por serem um critical player nesse mercado.

- Cliff | Segue essa mesma visão de “defensive asset management”, aonde os gestores existem para alocar recursos para as oportunidades certas – essas são suas funções no mercado, seus “produtos”. Sobre mudanças em si, ele comenta que a expansão dos ETFs e fundos de índices no mercado podem impactar os gestores ativos no curto prazo negativamente, mas que isso não se sustentará no longo prazo e haverá um equilíbrio; e o panorama ESG se torna cada vez mais presente, agora especialmente nos EUA.

·           No Brasil, há 3 transformações ocorrendo na indústria: ESG, financial deepening e financial distribution.

·           As tendências vistas com ETFs continuará ou gestores ativos continuarão a gerar valor e esse panorama se estabilizará?

- Robert | Investimentos passivos compõem um portfólio diversificado. Funcionam como um espelho para os gestores ativos se concentrarem em gerar valor. ETFs foram uma evolução natural do passive mutual fund.

·           Quais são as áreas de crescimento que a AQR está interessada?

- Algumas tendências dos investidores mudam muito pouco ao longo dos anos, se é que mudam.

- A adoção de novas ferramentas e tecnologias é o que se faz mais presente, como Natural Language Processing, Big Data – embora todas são muito experimentais no mundo financeiro ainda.

- Enxerga o mercado de Renda Fixa como uma oportunidade fascinante para investidores quant. Acredita que ainda é pouco desenvolvido (vs. equities) e tem potencial de crescimento.

- Fora isso os temas se repetem: value, quality, momentum, low-risk investing....

·           A AQR já incorporou parâmetros de ESG nos seus modelos quants?

- Sim. São parâmetros que ajudam a definir investimentos com retornos superiores, mesmo se eles pouco se importassem com os impactos positivos do ESG e focassem apenas nos ensinamentos de Milton Friedman, por exemplo.

- Enxerga gestores ativos com uma vantagem sobre seus pares passivos devido a subjetividade dos fatores ESG e a dificuldade de quantificá-los e testá-los – “you can’t apply something you can’t test”.

·           Como a T. Rowe enxerga o impacto da pandemia nessa tendência ESG?

- Aumento expressivo da realização e consumização dos assuntos climáticos, mesmo que estes existam há décadas. Ponto de inflexão na discussão.

- Empresas small-, mid-cap growth têm se sobressaído nos fatores ESG.

- Estar certo e se sentir bem com isso é um diferencial expressivo para se investir em ESG nos dias de hoje.

·            O quão efetivas são as estratégias sistemáticas nesses mercados voláteis de hoje para a AQR?

- Bom ano para investimentos nos fatores de baixo risco e qualidade. Isso é diferente de value investing no sentido descrito por Graham-Dodd, um tema de investimento que não teve boa performance esse ano.

- O ponto principal de quant/systematic investing é que esse se sobressai em períodos de vieses populacional, aonde pessoas tomam como pressuposto os últimos 5 anos de acontecimentos como constantes para sempre.

- Se perguntam se a evidência sobre o longo prazo mudou; se conseguem “time these strategies”. O cenário dos sonhos é estar no lugar certo na hora certo, mas o mais difícil é acertar o timing.

- Falta de dados para backtesting para eventos de cauda como esse é um dificultador.

·           Quantos olham para as mudanças de hábitos, e não necessariamente as causas.

- Nessas estratégias, não é necessário um “winner takes all economy”, mas sim o quanto você consegue prever o crescimento e a perpetuidade.

- Cliff não aposta na natureza humana mudando, mas sim, no mundo em sua volta evoluindo.

·           Ambos dividem preocupações com o volume de disclosures e normas que regulam os mercados sobre o pretexto de proteger os investidores.

- Concordam com algumas normas, entendem que isso se faz necessário e que ter transparência é algo bom. Mas, ao mesmo tempo, esse fácil acesso aos produtos não é algo positivo.

- Ponto central deveria ser aumentar o engajamento com o investidor e não apenas democratizar o acesso aos investimentos e ter proteções para o investidor.

- Exigir muitas notas de disclosure faz com que ninguém as leia e isso se torne banal. Um exemplo são os termos de condições em sites que ninguém lê e apenas clica em “Aceitar”.

·           O mundo é ineficiente no curto prazo, mas eficiente no longo prazo.

·           Visões do mercado.

- Cliff | Não operam em cima de calls macro, mas sim sobre a exposição ao comportamento humano caminhando em certa direção. Fora isso, enxerga o mercado mais otimista do que ele está, vê os juros baixos permanecendo por muito tempo, e não consegue compreender a dimensão das medidas fiscais e a injeção de liquidez no mercado – é algo sem precedentes na política econômica americana e que está saindo do controle. “If something can’t go on forever, it won’t”.

- Robert | Dados de PMIs, PIBs, e recuperação chinesa, entre outros fatores, como o novo lockdown parcial em Hong Kong por causa do aumento de casos do vírus, o deixa mais receoso e menos otimista. Ninguém sabe se será uma recuperação em V, W, L...

 

Área de Gestão TAG Investimentos

TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
SÃO PAULOAv. Brig. Faria Lima 3311 - 12º andarItaim Bibi - São Paulo - SPCEP: 04538-133Telefone: (11) 3474-0000
PORTO ALEGREAv. Carlos Gomes, 300 - 7• andar
Bairro Três figueiras,
Porto Alegre, RS
CEP: 90480-000
Copyright © 2016, TAG. Todos os direitos reservados.

As informações no presente material são exclusivamente informativas. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento dos fundos de investimento ao aplicar seus recursos. Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador, do gestor, ou ainda do futuro garantidor de crédito - FGC. Para s avaliação da performance de um fundo é recomendável uma análise de no mínimo 12 meses. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos; para mais informações sobre produtos e risco de fundos, entre em contato com nossa Central de Atendimento.