Mídia

Mídia
Articles

Next secion

Juros baixos vieram para ficar e só resta buscar alternativas, dizem gestores

07/11/2019 às 17h11

 

Juros baixos vieram para ficar e só resta buscar alternativas, dizem gestores

 

Por Júlia Lewgoy | Valor Investe

 

Os juros mais baixos vieram para ficar e só resta aos investidores buscar alternativas para ter retornos atrativos, segundo grandes gestores do mercado. Na renda fixa, a sugestão para ganhar mais é investir em títulos de prazos mais longos, novos produtos como os fundos negociados em bolsa (os ETFs), fundos de gestores experientes ou crédito privado. Na renda variável, a recomendação é aplicar em bolsa ou fundos imobiliários.

 

“Nunca tivemos um momento em que a economia estivesse estável e o juro, baixo, e isso muda completamente o país. É uma mudança de paradigma”, afirmou Luiz Fernando Figueiredo, CEO da gestora Mauá Capital e ex-diretor do Banco Central, nesta quinta-feira (7), durante um evento da Tag Investimentos, em São Paulo.

 

Segundo o gestor, já passou o tempo em que era confortável investir em títulos atrelados à inflação, antigamente chamados de NTN-Bs, que rendem a inflação mais uma taxa de juros prefixada.

 

“Pode ser que ainda tenha algum espaço, mas o grosso já foi, o que nos faz repensar se deveríamos manter um volume enorme investido nesses papéis. Minha visão é que não”, afirmou. “As NTN-Bs de prazo mais longo ainda têm algum prêmio, mas não me parece que você possa e deve colocar suas fichas nisso.”

 

Correr riscos é a alternativa que sobrou, segundo Figueiredo. Ele recomenda investir em ativos relacionados à chamada “economia real”, como crédito privado, imóveis e ações.

 

Já Eduardo de Carvalho Moreira, sócio-fundador da Pacífico Gestão de Recursos, aconselha os apegados à renda fixa a investir em fundos de investimento especializados e em novos produtos, como os ETFS de renda fixa, além de alongar os prazos dos títulos. “O mercado vai começar a se desenvolver a partir de agora”, disse.

 

Para Moreira, a queda de juros é fruto de melhorias macroeconômicas feitas desde os anos 1990. “Ciclos econômicos sempre existirão, especialmente no Brasil, onde há eleições de quatro em quatro anos, mas os juros mais baixos vieram para ficar”, disse.

Além das condições no país estarem favoráveis, os juros no Brasil também caem para acompanhar o movimento no mundo. Para Figueiredo, a queda de juros no mundo acontece porque a inflação está mais baixa por dois motivos principais. Primeiro, porque pessoas mais velhas consomem menos e geram menos inflação e, segundo, porque o setor de serviços fica mais acessível e barato com a tecnologia e pressiona menos os preços.

TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
SÃO PAULOAv. Brig. Faria Lima 3311 - 12º andarItaim Bibi - São Paulo - SPCEP: 04538-133Telefone: (11) 3474-0000
BELO HORIZONTEAv. Afonso Pena, 4.273 - Room 305Serra Belo Horizonte - MGPostal Code: 30130-008Telephone: (+55 31) 2511-4936
FLORIANÓPOLIS João Paulo Highway, 920,
João Paulo Neighborhood,
Florianópolis, SC
Postal Code: 88030-300Telephone: (+55 48) 99933-2500
PORTO ALEGREAv. Carlos Gomes, 300 - 7• floor
Bairro Três figueiras,
Porto Alegre, RS
Postal Code: 90480-000
Copyright © 2016, TAG. All rights reserved.

The information contained herein is only informative. Past profitability does not represent assurance of future profitability. Investors are urged to read the fund prospectus and regulations carefully before investing. Investment funds are not guaranteed by the fund administrator, the fund manager or by the Credit Guarantee Fund (FGC). To assess the performance of an investment fund it is recommended that a period of at least 12 months be analyzed. The profitability disclosed is not net of taxes; for more information about products and risk of funds, please contact our Customer Service Center.