Mídia

Mídia
Articles

Next secion

Ibovespa fecha em alta com disparada nos preços do petróleo

05/01/2021

Ibovespa fecha em alta com disparada nos preços do petróleo

Por Ana Paula Pereira | Para a Forbes


O Ibovespa fechou em alta de 0,44% aos 119.376 mil pontos o pregão desta terça-feira (5). Após enfrentar muita volatilidade na sessão, que foi marcada por cautela e incertezas nos mercados globais, o índice brasileiro encontrou suporte na valorização das ações da Petrobras (PETR3), que acompanharam a disparada de 5% nos preços do petróleo no dia.

Analistas ouvidos pela agência Reuters avaliam que o Ibovespa tende a continuar alinhado a seus pares no exterior, com muita volatilidade, não descartando movimentos de realização de lucros ou correção técnica, apesar da perspectiva positiva de fluxo para mercados emergentes.

Em Wall Street, a sessão também foi de instabilidade, mas os benchmarks fecharam no azul com investidores acompanhando as eleições para o segundo turno do Senado nos EUA. O Dow Jones encerrou o dia ganhando 0,55%, o S&P 500 avançou 0,71% e o Nasdaq Composite registrou valorização de 0,95% no dia. O estado da Geórgia tem duas cadeiras na Casa e o resultado do pleito de hoje irá definir o controle do Congresso norte-americano, tornando mais fácil ou difícil a aprovação de pautas da administração do presidente eleito, Joe Biden.

O dólar fechou o dia em leve queda contra o real, depois de saltar 1,6% no pregão de ontem e de muitas oscilações na cotação durante a sessão. A divisa norte-americana terminou o dia perdendo 0,16% e negociada a R$ 5,26 na venda. Na B3, a volatilidade do dólar futuro segue mantendo o real como uma das moedas mais instáveis entre seus pares emergentes.

No cenário político doméstico, as atenções em Brasília estão voltadas para a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, em especial após a confirmação ontem (4) do apoio de partidos da oposição ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP) contra o nome do governo, Arthur Lira (PP-AL). A disputa é considerada fundamental para o avanço da agenda de reformas do governo neste ano.

“Ainda temos um enorme problema fiscal que precisará ser, pelo menos em parte, equacionado. Este é hoje o maior desafio para o país, e um dos vetores que podem definir a direção estrutural de nossa economia nos próximos anos”, afirmou a Tag Investimentos em carta mensal aos investidores.

Hoje mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou a um apoiador que o Brasil está quebrado e, por isso, estava de mãos atadas. “Chefe, o Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada”, afirmou Bolsonaro citando, como exemplo, que gostaria de ter alterado a tabela do Imposto de Renda. (Com Reuters)

TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
TAG Investimentos
SÃO PAULOAv. Brig. Faria Lima 3311 - 12º floorItaim Bibi - São Paulo - SPPostal Code: 04538-133Telephone: (11) 3474-0000
BELO HORIZONTEAv. Afonso Pena, 4.273 - Room 305Serra Belo Horizonte - MGPostal Code: 30130-008Telephone: (+55 31) 2511-4936
FLORIANÓPOLIS João Paulo Highway, 920,
João Paulo Neighborhood,
Florianópolis, SC
Postal Code: 88030-300Telephone: (+55 48) 99933-2500
PORTO ALEGREAv. Carlos Gomes, 300 - 7• floor
Bairro Três figueiras,
Porto Alegre, RS
Postal Code: 90480-000
Copyright © 2016, TAG. All rights reserved.

The information contained herein is only informative. Past profitability does not represent assurance of future profitability. Investors are urged to read the fund prospectus and regulations carefully before investing. Investment funds are not guaranteed by the fund administrator, the fund manager or by the Credit Guarantee Fund (FGC). To assess the performance of an investment fund it is recommended that a period of at least 12 months be analyzed. The profitability disclosed is not net of taxes; for more information about products and risk of funds, please contact our Customer Service Center.